Monday, December 29, 2008

Coluna Jogos Imortais: Promessas da Base

Por Bruno Bello Vicintin

Como o ano vai acabando e os assuntos fora as possíveis contratações vão ficando escassos resolvi escrever mais uma coluna sobre nossa base. Acredito que depois da lei Pelé (lei esta que foi de conseqüências drástica para o futebol Brasileiro) nenhum clube consegue ter um planejamento de longo prazo sem aproveitar de dois a três atletas de sua divisão de base por ano. A razão disto é porque os atletas da base alem de receberem salários mais baratos tendem no longo prazo a dar lucro ao clube em futuras negociações. Resolvi listar os jogadores que acho terem chance no curto prazo de darem retorno ao clube, só precisam de uma chance e de um pouco de paciência.

Wellington, zagueiro
Na minha opinião o melhor zagueiro depois do Luizão a graduar pelas divisões de base do Cruzeiro nesta década (Luisão jogou a copinha pelo Juventus de São Paulo e só depois veio para o Cruzeiro). Capitão do time campeao Brasileiro sub-20 e com passagem pelas seleções nacionais jogou apenas um jogo como titular marcando um gol. Pontos Fortes são o posicionamento, a maturidade, calma alem de ser muito forte no jogo aéreo, todos os técnicos que acompanharam sua carreira na base celeste são seus fans. Ponto Fraco parece ser a falta de confiança que o Adilson tem em seu futebol, na única conversa que tive com nosso técnico o mesmo me disse que ele é um jogador que vai demorar um pouco a amadurecer e que é um pouco lento. Eu não concordei com estas afirmações acho que ele tem todas as chances de ser uma rocha em nossa zaga. Infelizmente parece que o Ney Franco técnico do Botafogo acredita mais nele que nosso técnico e já pediu sua contratação!

Bernardo, Meia/Volante
Outra promessa da nossa base, o Cruzeiro já recebeu proposta milionária de um time espanhol para sua venda e ainda bem recusou. Outro com passagem pela Seleção Brasileira. Ponto Forte são a visão de jogo, as cobranças de falta e os lançamentos. Ponto Fraco pode ser a insistência dos técnicos da nossa base em o transforma-lo em segundo volante e não no habilidoso meia que ele pode se transformar.

Zé Eduardo, Volante
Talvez o jogador de nossa base hoje em que nosso técnico Adilson mais acredita, vem sendo lançado com calma no final de alguns jogos. Sempre jogou na base no time da idade superior a sua, sofreu o pênalti que decidiu o titulo brasileiro de sua categoria. Recém convocado para a seleção Brasileira sub-20. Pontos fortes são a velocidade e a marcação, parece muito com o estilo do Ramires de jogar e a sua convivência por mais tempo com nosso craque so deve ajudar a ele amadurecer mais rápido. Um belo volante que sabe sair jogando, em seu primeiro jogo no time principal no campeonato mineiro já deu assistência para um gol. Ponto Fraco talvez a idade já que cresceu muito rápido dentro do Cruzeiro, as vezes jogando no junior parecia um pouco atabalhoado de tanto correr.

Rafael, Goleiro
Outra boa promessa, assim como Zé Eduardo acaba de ser convocado para a seleção Brasileira Sub-20. Acredito muito que ele seja nosso futuro no gol quando o Fabio sair. Ganhou todos os títulos possíveis jogando pela base. Pontos Fortes são a calma, timo em bolas paradas e nas saídas do gol. Ponto Fraco também so a juventude já que goleiros assim como laterais so amadurecem mais tarde. Cabe a diretoria decidir qual a melhor forma de lapidar nosso goleiro se vcale mais a pena ele ser banco do Fabio e aprender aos poucos com o goleiro mais experiente ou se vale a pena empresta-lo a um time menor para que ele pegue mais experiência jogando.

Fidel, Atacante
Jovem atacante Equatoriano goleador da nossa base, conta também com a confiança de nosso técnico Adilson que ira virar um grande jogador. Já tem convocações para o time principal de seu país e também deve nos dar muitas alegrias. Pontos Fortes são a velocidade, finaliza muito bem. Tem sido ajudado pelo zagueiro Espinoza na sua adaptação. Pontos Fracos acho que somente a indecisão ainda se ele vai ser atacante ou meia atacante?

Joabe, Atacante
Autor do gol do titulo Sub-20, jogador rápido e artilheiro. Pontos Fortes são a habilidade a velocidade. O Ponto Fraco é que as vezes como sempre jogou praticamente sozinho na base ele tende muito a segurar a bola. Jogou o Brasileiro Sub-20 deste ano emprestado ao Ipatinga e mais uma vez mostrou seu faro de artilheiro, se não me engano deve ser um dos destaques do time que vai disputar a copinha deste ano.

Para esta coluna resolvi escrever somente sobre estes 6 jogadores já que foram os que acompanhei mais de perto, depois da copa São Paulo de Juniores deste ano espero que mais alguma promessa apareça. Se nosso técnico Adilson acredita nos comentários da imprensa mineira que ele será um novo Muricy Ramalho ele deve começar a fazer como o Muricy, pensar a longo prazo e aproveitar mais algumas destas jovens promessas.

No comments:

Post a Comment